Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Entenda como o conselho consultivo pode alavancar o negócio

Para empresas que desejam ir mais longe, ter um conselho consultivo é a melhor estratégia

26/02/2024 às 15h35
Por: adrovando Fonte: Daiana Barasa
Compartilhe:
Entenda como o conselho consultivo pode alavancar o negócio

Quando a empresa sente-se perdida no momento da tomada de decisões, quando não tem segurança ou conhecimento suficiente para a criação estratégica empresarial, criar um conselho consultivo pode ser o melhor caminho para crescer no mercado.

Um dos pontos fortes do conselho consultivo é a diversidade de conhecimento por meio da ampla e especializada experiência dos conselheiros, que permite inúmeras perspectivas sobre um mesmo problema, também gerando nos gestores do negócio maior confiança quanto ao papel executivo que desempenham.

Com ampla experiência no cenário corporativo, como consultor à frente da MORCONE Consultoria Empresarial e conselheiro consultivo, especializado em PMEs e empresas familiares, Carlos Moreira explora no artigo sobre o conselho consultivo como fator primordial para impulsionar sua empresa no mercado.

Sua empresa deseja ir mais longe? O conselho consultivo pode ajudar

O IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) aborda o papel do conselho consultivo em empresas familiares sob a forma de empresas LTDA, como um órgão, formado por pessoas externas, que sintetiza o sistema de governança corporativa com responsabilidades que levam ao caminho das soluções que agregam valor ao negócio.

O papel do conselho consultivo é o de assessorar a gestão da empresa, orientando na tomada de decisões, propondo ideias que podem ou não ser aceitas pela administração do negócio.

Principalmente empresas familiares que desejam iniciar nas boas práticas de governança e ESG podem encontrar no conselho consultivo a confiança para ir adiante e futuramente instalar um conselho de administração.

Mas a questão é a de que, o conselho consultivo e suas atribuições de aconselhamento e direcionamento podem oferecer ao negócio uma visão mais ampla sobre a realidade da empresa e quais caminhos deseja seguir.

Grande parte das empresas familiares, por exemplo, tem em sua estrutura um conselho informal composto por membros da família, o que geralmente resulta em conflito de relações e de interesses, além disso, por compartilharem de uma visão similar acerca do futuro, impossibilita novas perspectivas e oportunidades.

Um dos pontos fortes do conselho consultivo é a diversidade e ter pessoas de fora da empresa, representa um “novo ar de inovação”, reunindo boas experiências que já deram muito certo em outras empresas.

Quando o negócio está crescendo, mas percebe a necessidade de ir além nas práticas de governança, em ESG, na profissionalização da gestão, a busca por criar um conselho consultivo torna-se a melhor alternativa para planejar e estruturar os próximos passos no mercado.

Por que criar um conselho consultivo pode impulsionar o seu negócio?

Criar um conselho consultivo demanda diversidade, ou seja, que seja composto por um grupo de profissionais com conhecimentos diversos, de diferentes gerações, diferentes backgrounds profissionais e culturais, entre outras características.

Recentemente abordei em artigo sobre a importância do conselho consultivo e da vantagem da criação deste órgão, principalmente em empresas familiares, listando as principais vantagens em torno da implantação:

Formalização de processos;

Assertividade no poder decisório;

Fator importante no desenvolvimento de lideranças;

Alta qualidade e baixo custo;

Proporciona avaliação de desempenho;

Ajuda na promoção da sustentabilidade empresarial;

Entre outros.

Mas quero aqui destacar outras atuações do conselho consultivo nas empresas:

Expansão no mercado

O conselho consultivo também tem como foco maximizar os lucros e o crescimento do negócio e, claro, oferecer todo o suporte por meio dos melhores profissionais habilitados na resolução de problemas.

Um conselho consultivo preparado ajuda na identificação de oportunidades de mercado, além de também contribuir por meio da viabilização de conexões e contatos que podem promover a expansão da empresa.

Promove maior segurança na tomada de decisões

Criar um conselho consultivo ajuda empresas por meio de sugestões e de importantes vieses que contribuem para a tomada de decisões de curto e longo prazo.

Por não ser dotado de poder decisório, como ocorre com o conselho de administração, o conselho consultivo pode ser fundamental para promover nas lideranças e gestão do negócio maior segurança em sua atuação, afinal, os melhores profissionais do mercado estão por perto para orientar com base na ampla bagagem de experiência que possuem.

Ajuda a agregar valor no mercado

O conselho consultivo é um meio que pode ajudar empresas, de diferentes segmentos e portes e agregar valor por meio das práticas de governança, ESG, o que resulta em benefícios ligados a uma melhor posição de competitividade no mercado.

Outro ponto de destaque é ajudar empresas a evitar erros que podem custar sua permanência no mercado e aquilo de mais valioso que possuem: sua reputação. Ter profissionais de renome compondo o conselho consultivo também é um meio de orientar os gestores com base em experiências anteriores com outras organizações, o que ajuda a evitar erros passados.

Fontes de inovação

E se tem algo que desafia empresas ao redor do mundo é se manter inovadoras no mercado e criar um conselho consultivo também pode ser um meio para atingir este objetivo em seu segmento de atuação, afinal, os membros do conselho, dotados de diferentes backgrounds profissionais e culturais, também atuam como “mentores” apresentando, inclusive, as principais novidades de mercado de empresas concorrentes.

Sua empresa ainda tem dúvidas quanto a criar um conselho consultivo?

Criar um conselho consultivo é um importante passo para toda empresa que deseja expandir no mercado, profissionalizar sua gestão e ser referência em governança corporativa e ESG.

Ter o apoio deste órgão é indicado para sua empresa, nos casos de:

Você está expandindo ou deseja ir além nos próximos anos;

Tem o objetivo de arrecadação de fundos;

Precisa criar sólidas parcerias estratégicas;

Sua empresa está passando por um período de mudança (novo diretor, novo produto/serviço, planejando expandir para novos mercados, etc.);

A empresa está passando pela fase de processo sucessório e agora é o momento de planejar;

O negócio está à venda ou em breve será vendido;

Entre outras razões.

Para criar um conselho consultivo eficiente é necessário escolher cuidadosamente os seus membros de maneira que as habilidades necessárias ao negócio sejam satisfeitas. Se a empresa necessita de direcionamentos na área de Marketing, por exemplo, é indicado que no conselho consultivo tenha algum profissional com essa expertise reunindo ampla experiência em diferentes empresas.

Ter um conselho consultivo é um investimento que vale a pena na empresa que deseja se tornar referência em seu segmento de atuação e que está em busca de vantagem competitiva.

No caso das empresas familiares, a implantação do conselho consultivo é o recurso que ajudará a impulsionar o seu negócio, protegendo-o de conflitos familiares, ajudando no direcionamento do processo sucessório, contribuindo para a sua longevidade no mercado.

Em um mundo regido por incertezas, volatilidade em que diversos acontecimentos ocorrem simultaneamente gerando efeitos nas sociedades e economia, o conselho consultivo é um recurso fundamental para guiar o negócio de forma equilibrada em meio à imprevisibilidade.

Deseja expandir sua empresa? Impulsionar resultados? Planejar o futuro com segurança? Repensar sua gestão? Para estes e demais objetivos, criar um conselho consultivo é necessário.

Para estar no FUTURO se prepare para fazer boas escolhas AGORA!

Carlos Moreira - Há mais de 37 anos atuando em diversas empresas nacionais e multinacionais como Manager, CEO (Diretor Presidente), CFO (Diretor Financeiro e Controladoria), CCO (Diretor Comercial e de Marketing). e Conselheiro Administrativo.

 

Lenium - Criar site de notícias