Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Natal recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo, direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+.

16/03/2024 às 12h01
Por: adrovando Fonte: Cecília Melo
Compartilhe:
Natal recebe nova edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos

Em março, a 13ª Mostra Cinema e Direitos Humanos chega ao Rio Grande do Norte e a outros estados convidando o público a debater o país além da tela. Toda gratuita, a programação vai acontecer em Natal, no Laboratório de Comunicação (LabCom), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), a partir do dia 18, com o início das oficinas.

A cerimônia de abertura será no dia 19 a partir das 18h e contará com a presença do Coordenador-Geral de Educação Cidadã na Rede Formal e Popular do Ministério da Cidadania e Direitos Humanos (MCDH), João Moura, seguida pela exibição do filme “Nas Asas da Pan Am”, de Silvio Tendler, o cineasta homenageado nesta edição, às 19h30. A agenda vai até dia 22.

Com todas as regiões representadas nas produções cinematográficas selecionadas, a Mostra tem 18 filmes realizados por profissionais escolhidos por terem relação direta com os temas abordados nas telas, como racismo, direitos das mulheres, de pessoas com deficiência, povos indígenas e comunidade LGBTQIAPN+. O roteiro do evento foi organizado em programas divididos com os títulos “Homenagem”, “Raízes”, “Sementes” e “Frutos”. 

Oficinas

As oficinas com educadores são outras atrações da 13ª Mostra, que tem como tema "Vencer o ódio, semear horizontes”. O objetivo é a formação de multiplicadores, alcançando mais de 700 educadores no país, para que a arte e os direitos humanos apoiem o ensino. As oficinas acontecem no próprio LabCom da UFRN, de  18  a 21 de março, das 9h às 12h. As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link: https://forms.gle/8sUAuEBj265JwX2C8.

Em uma segunda fase, o evento terá a Mostra Difusão, quando a programação desta 13ª edição ficará disponível online, na plataforma de streaming InnSaei.TV, e em equipamentos culturais das cidades participantes, de 25 de março a 24 de abril. Os espaços, incluindo os do interior, foram cadastrados pelo Ministério da Cultura, que realiza a Mostra com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A produção é do Departamento de Cinema e Vídeo da Universidade Federal Fluminense (UFF), com produção local do Grupo de Pesquisa em Economia Política do Audiovisual (EPA), Grupo de Investigações sobre Linguagem, Memória e Representação (GILMAR), Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPGEM) e Departamento de Comunicação Social (DECOM) da UFRN.

Programação gratuita

Dia 19/03

18h - Cerimônia de abertura, no auditório da reitoria da UFRN.

19h30 - Exibição do filme de Silvio Tendler, homenageado pela mostra, no Auditório 1 e 2 do LabCom da UFRN.

Dia 20/03 - LabCom da UFRN

14h - Sessão do programa “Frutos”, voltado ao público infanto-juvenil.

15h30 - Debate.

19h - Sessão do programa “Raízes”.

20h40 - Debate.

Dia 21/03 - LabCom da UFRN

14h - Sessão do programa “Frutos”, seguido de debates.

19h - Sessão do programa “Sementes”, seguido de debates.

Dia 22/03 - LabCom da UFRN

19h - Sessão “Homenagem” e encerramento da mostra.

Outras informações da Mostra podem ser acompanhadas através das redes sociais do evento, @ mcdh.oficial, pelo site mostracinemaedireitoshumanos.mdh.gov.br, e pelos seguintes contatos: Mônica Mourão (21) 98260-8430 e Cecília Melo (84) 99937-7913

 

Lenium - Criar site de notícias