Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Programa Keep it Local inicia nova etapa de qualificações para estimular emprego no setor eólico

O Programa é promovido por meio de parceria entre a EDP Renováveis (EDPR), líder mundial em energias renováveis, e a Vestas, líder em fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore no mundo.

20/04/2024 às 12h55
Por: adrovando Fonte: Renata Rayane Moura
Compartilhe:
Programa Keep it Local inicia nova etapa de qualificações para estimular emprego no setor eólico

Teve largada, oficialmente, a nova edição do Programa Keep it Local no Rio Grande do Norte – iniciativa que oferece capacitação profissional gratuita para estimular oportunidades de emprego em regiões com baixa densidade populacional e investimentos em parques eólicos.

Nesta edição, o foco das ações são os municípios de Jandaíra e Guamaré, distantes cerca de 116 km e 165 km, respectivamente, da capital, Natal.

O público-alvo da formação são 101 participantes, entre homens e mulheres – número expandido em 80,35% em relação às 56 vagas inicialmente previstas no processo seletivo, em razão da alta demanda registrada na região e da qualidade das candidaturas.

O Programa é promovido por meio de parceria entre a EDP Renováveis (EDPR), líder mundial em energias renováveis, e a Vestas, líder em fabricação, venda, instalação e manutenção de turbinas onshore e offshore no mundo. Serão 180 horas de curso, com o objetivo de preparar “assistentes operacionais de energia eólica”.

Oportunidade

O curso será ministrado até 19 de junho, pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) do SENAI do Rio Grande do Norte, principal centro de formação profissional do SENAI no Brasil voltado ao setor eólico.

“Eu vejo como uma oportunidade de evoluir. Um leque de possibilidades que se abre não só no Rio Grande do Norte, mas até em outro estado do país”, disse a estudante Rafaela da Silva Costa, de 29 anos, uma das contempladas nesta edição, durante a aula inaugural do Programa. A programação foi realizada na Escola Municipal Prefeito José Assunção Costa, em Jandaíra, com transmissão ao vivo para a turma de Guamaré.

Prestes a concluir outro curso – técnico em segurança do trabalho – a aluna cita a nova formação como trilha para enriquecer o currículo e conquistar outros espaços no mercado: “Para mim, em termos de conhecimento, é de suma importância. E chega para agregar muito”.

 

Rafaela da Silva Costa, estudante: “É um leque de possibilidades que se abre não só no Rio Grande do Norte”

Impulso

Representantes das instituições envolvidas na iniciativa participaram da aula inaugural com os/as alunos/as. Jandaíra, Guamaré e comunidades do entorno foram contemplados por abrangerem inúmeros projetos eólicos em fases de desenvolvimento, construção e operação. O Rio Grande do Norte é líder nacional no setor.

A coordenadora social da EDP Renováveis, Osiani Moraes, ressaltou, na abertura do Programa, que o Keep it Local existe desde 2021 em parceria com a Vestas. A primeira edição foi realizada na Espanha, com o objetivo de qualificar a mão de obra nos municípios vizinhos aos empreendimentos e impulsionar o desenvolvimento das pessoas. No Brasil, as empresas realizaram o primeiro Keep It Local no ano passado. O foco, na ocasião, foi um curso de operação e manutenção de parques eólicos, oferecido no município de Caiçara do Rio do Vento, também no Rio Grande do Norte.

“Eu espero que vocês possam, no final, dizer ‘valeu a pena’”, ressaltou a coordenadora, diante de olhares atentos nas turmas. “Não se limitem somente ao que vai ser passado em sala de aula. Sejam curiosos/as, busquem. Pensem que o mercado lá fora vai querer que vocês estejam realmente preparados/as”.

Nialfe Ferreira, gerente de operações da Vestas, observou que “o objetivo é incentivar cada vez mais as comunidades e os municípios com a potência dos projetos eólicos”. Ele disse  se enxergar nas pessoas que participam – ao lembrar que 15, 16 anos atrás, estava, ele próprio, em busca da primeira oportunidade no setor. Segundo o executivo, quem deseja ingressar e avançar no mercado “precisa ter consistência na formação e não desistir diante de possíveis adversidades”. Ele destacou o compromisso da EDPR, SENAI e Vestas em incentivar a diversidade e a igualdade de gênero no mercado, fazendo menção à participação de mulheres nas turmas.

Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER, e Marcela Duarte, coordenadora de educação da instituição, detalharam políticas de ensino do SENAI e outras informações-chaves para os/as estudantes.

“A gente começa hoje. São mais ou menos dois meses de curso, e o que nós queremos ao final é entregar a vocês o certificado de conclusão com êxito. Aproveitem a oportunidade. Vocês vão sentir o quanto foi importante acreditar no processo e estar aqui todas as noites, de segunda a sexta”, incentivou a diretora.

Márcio Janes Rodrigues, 21, é técnico em segurança do trabalho e já trabalhou no almoxarifado de uma empresa do setor. Agora, quer tentar outras oportunidades. “Eu vi que o curso seria em Jandaíra, perto da minha casa, e gratuito. É uma oportunidade única na vida da pessoa”, disse.

 

Márcio Janes Rodrigues já trabalhou no almoxarifado de uma empresa do setor e, a partir do curso, quer tentar outras oportunidades

João Ferreira de Morais Junior, 39, atuou como auxiliar de laboratório para empreendimentos em construção. “O plano é expandir conhecimentos e ir além”.

Seleção

O processo seletivo incluiu inscrição presencial, entrega de documentos que comprovam o cumprimento dos pré-requisitos; teste de conhecimentos gerais em energia eólica e entrevista. Em Jandaíra, foram convocadas 26 pessoas e, em Guamaré, 75. Entre os pré-requisitos, precisavam ter 18 anos ou mais e ensino médio completo.

As aulas começaram a ser conduzidas pelo instrutor de educação e tecnologias do SENAI CTGAS-ER, Jeferson Tondo Alves, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com ênfase em geração de energia elétrica por turbinas eólicas.

A formação será realizada de forma presencial em Jandaíra, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré. “O objetivo de fazermos nesse formato é ampliar oportunidades, contemplando um maior número de participantes perto dos empreendimentos da EDP Renováveis e da Vestas”, diz a diretora do CTGAS-ER, Amora Vieira.

 

Imagem mostra parte da aula inaugural do Programa em Jandaíra: Formação será realizada de forma presencial no município, com aulas transmitidas online, ao vivo, para Guamaré

Ela explica que um estudo será conduzido após o curso, para avaliar o índice de empregabilidade: “A intenção é fazer um monitoramento dos/as egressos/as durante um ano para perceber o impacto da qualificação no emprego”.

Vagas gratuitas para Treinamento GWO/BST, do inglês Basic Safety Training (Treinamento Básico de Segurança), também serão oferecidas pelo Programa, como atividade complementar para aperfeiçoamento de participantes que já possuem formação técnica. O Programa é realizado com o apoio das prefeituras.

 

Lenium - Criar site de notícias