Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Sociedade Amigos da Pinacoteca realiza exposição coletiva para celebrar 10 anos

08 de maio, data em que é celebrado o dia do/a artista plástico/a, a Pinacoteca do Estado recebe a mostra “Era uma vez”, com curadoria de Dione Caldas e Manoel Onofre Neto.

08/05/2024 às 10h00
Por: adrovando Fonte: Fundação José Augusto
Compartilhe:
Sociedade Amigos da Pinacoteca realiza exposição coletiva para celebrar 10 anos

Instalada no Palácio Potengi, antiga sede do Governo do RN, na Cidade Alta, em Natal, a Pinacoteca do Estado celebra nesta quarta-feira, 8 de maio, o dia do artista plástico e da artista plástica, ocasião em que será inaugurada a exposição coletiva “Era uma Vez...”, realizada em comemoração aos 10 anos da Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAAP). Com curadoria de Dione Caldas e Manoel Onofre Neto, e organização de Alfredo Neves e Isaura Amélia, a mostra reúne 120 obras de 70 artistas potiguares, ou radicados no Rio Grande do Norte, e será aberta às 17h, com entrada franca.

Presidida por Iaperi Araújo, e tendo como membros (além das pessoas citadas), apreciadores de arte de um modo geral e colecionadores como Antônio Marques, a SAAP foi fundada em 2014 por um grupo de amigos movidos por entusiasmo, responsabilidade social e compromisso com a cultura norte-riograndense. Nessa primeira década de atuação, a Sociedade Amigos da Pinacoteca atinge a maturidade e se firma como referência institucional na cena cultural potiguar, com feitos e realizações que apoiam, divulgam e enaltecem a arte e os artistas.

No percurso, importantes publicações vêm sendo realizadas, como a Revista Paleta, já na 10ª edição; e o Catálogo do Acervo de Artes Visuais do RN. Realiza também exposições, entre elas o Salão Dorian Gray, que na sua quarta edição entrou para o calendário da arte potiguar, possibilitando o lançamento e visibilidade de artistas principiantes, sem falar na realização de inúmeras formações, qualificações e discussões, das variadas formas de expressão das artes.

Além do apoio fundamental do Governo do Estado, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura (Secult) e da Fundação José Augusto (FJA), com a cessão dos salões da Pinacoteca e a divulgação do evento, a exposição conta também com apoio do Sindipetro-RN, do Sindicato dos Bancários e da Gráfica Offset, necessárias à efetivação da mostra, da publicação do catálogo e da execução dos momentos educativo, com vasta programação, articulada pela professora Isaura Amélia

PROGRAMAÇÃO EDUCATIVA

Quarta-feira - 8/5 – 17h - Enriquecendo Percursos - Dia do/a Artista Plástico/a – Participação do presidente da SAPP, Iaperi Araújo, participação de Antônio Marques, Alfredo Neves, Dione Caldas, Isaura Amélia e Manoel Onofre Neto.

Quinta-feira – 9/5 -  14h às 17h - Folclore: de Cascudo a Mizabel Pedroza - Oficina conduzida pela professora e arte educadora Geruza Câmara.

Sexta-feira – 10/5 - 8h às 11h – Pontos e Nós: de Dorian a Dione Caldas. Oficina de tapeçaria sob a responsabilidade da artista visual Dione Caldas.  

Quinta e sexta-feira - 23 e 24/5 - 9h às 11h - Oficina de Desenvolvimento Artístico. Conduzida por Esperidião Oen.

Sexta-feira – 24/5 - 14h às 17h - Oficina de elaboração de projetos no âmbito da Prefeitura de Natal. Conduzida pela produtora Danielle Brito.

SERVIÇO: Exposição Coletiva “Era Uma Vez…” | 1O anos da Sociedade Amigos da Pinacoteca (SAAP).

????️ Abertura – 08 de maio de 2024 (quarta-feira)

???? 17h - Visitação - até o dia 31 de maio, de terça a sexta, das 8h às 17h – e aos sábados e domingos, das 9h às 16h. Entrada franca!

???? Pinacoteca do Estado | Palácio Potengi – Praça Sete de Setembro, Cidade Alta. Natal (RN).

Lenium - Criar site de notícias