Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Torneio de Xadrez agita Escola Municipal Professora Adelina Fernandes

A competição reuniu tanto o grupo atual de alunos que representa a escola nos JEMS, quanto ex-alunos, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências na modalidade esportiva.

30/05/2024 às 17h56
Por: adrovando
Compartilhe:
foto: Adrovando Claro
foto: Adrovando Claro

A Escola Municipal Professora Adelina Fernandes, localizada no bairro Potengi, promoveu um torneio interno de xadrez. O evento teve como objetivo preparar os alunos para os Jogos Escolares Municipais (JEMS), que acontecerão em setembro. A competição reuniu tanto o grupo atual de alunos que representa a escola nos JEMS,  quanto ex-alunos, promovendo uma troca de conhecimentos e experiências na modalidade esportiva.

O professor de Educação Física, Anderson Meirelles Teixeira, responsável pelo projeto de xadrez na escola, destacou a importância do evento. "Temos um trabalho de xadrez na escola há mais de cinco anos. Este ano, decidimos realizar o campeonato envolvendo ex-alunos para integrar novos alunos ao nosso grupo de xadrez e ajudar na preparação para os JEMS. Nosso objetivo é duplo: reintegrar os ex-alunos e preparar a nova equipe," explicou Anderson.

Anderson destacou a diversidade e inclusão no projeto, mencionando que "temos alunos desde 4º ano até o 9º ano envolvidos no xadrez. Nossa equipe pedagógica está particularmente orgulhosa de uma aluna autista que começou a aprender sobre o jogo no ano passado. Este ano, ela já demonstra firmeza e segurança no xadrez e participará dos JEMS."

O professor também falou sobre os destaques da escola, como Júlia Vitória Alciolly de Lima, de 14 anos, aluna do 9º ano A. "Júlia evoluiu muito desde que se juntou ao nosso time. No ano passado, foi campeã do feminino sub-13 no JEMS e esperamos grandes resultados dela nos próximos campeonatos."

A própria Júlia Vitória compartilhou sua experiência: "Comecei a jogar xadrez aos oito anos com meu pai, mas só sabia o básico. Quando descobri que havia uma equipe na escola, entrei e me desenvolvi. Participei de vários campeonatos na escola e nos jogos escolares e ganhei dez medalhas até agora."

Outro aluno destacado é Antônio Gabriel Honório Martins, de 14 anos, do 8º ano C. "Meu avô me ensinou a movimentar as peças e, depois, aprendi mais com o professor Anderson. No ano passado, ganhei o segundo lugar no JEMS e o primeiro lugar nos Jogos Estudantis do Rio Grande do Norte."

O torneio interno de xadrez na Escola Municipal Professora Adelina Fernandes foi um evento de grande importância para a preparação dos alunos, fortalecendo o espírito esportivo e a integração entre as gerações de enxadristas.

Lenium - Criar site de notícias