Domingo, 16 de Junho de 2024
23°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Conferência sobre Desertificação e Vulnerabilidade Climática integra programação da SEMA 2024

O evento é aberto ao público e está com as inscrições abertas no site do Idema.

30/05/2024 às 18h12
Por: adrovando Fonte: IDEMA
Compartilhe:
foto: Caroline Macedo
foto: Caroline Macedo

Com o objetivo de promover um diálogo na temática de desertificação, tema central da Semana Estadual do Meio Ambiente, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), realizará, nos dias 6 e 7 de junho, a Conferência “Desertificação e Vulnerabilidade Climática: qual a raiz da solução?”.

Para participar, é necessário realizar a inscrição, por meio do preenchimento de formulário disponível no site idema.rn.gov.br. A Conferência ocorrerá no Auditório Geólogo José Gilson Vilaça, na sede do órgão ambiental.

Segundo a secretária executiva do Conselho Estadual de Combate à Desertificação do RN, Wanessa Dunga, a Conferência proporciona um espaço para pesquisadores, especialistas, formuladores de políticas e representantes comunitários discutirem as causas subjacentes da desertificação e explorarem soluções sustentáveis.

“O evento tem o intuito de debater estratégias práticas que trazem as raízes da solução para o enfrentamento da desertificação e adaptação às mudanças do clima, contribuindo para a construção de um futuro mais equitativo e sustentável. Todos estão convidados a participar desse momento de discussão e articulação de políticas públicas acerca do assunto”, disse Dunga.

Entre os temas que serão abordados durante os dois dias estão: eventos extremos e mudanças do clima: cenários, vulnerabilidades e projeções para o RN; restauração de terras e agricultura sustentável como soluções economicamente viáveis; combate à desertificação e resiliência à seca no RN, além de justiça climática e racismo ambiental.

“O evento será uma grande oportunidade para falarmos de ações de governo, pesquisas em cursos e saberes tradicionais. Temos parte do nosso estado em áreas vulneráveis à desertificação em um cenário de emergência climática, além de preservar, precisamos restaurar os nossos ambientes. Ao mesmo tempo, também participarmos desse processo, sermos parte da restauração”, complementou o presidente do Conselho Deliberativo de Combate à Desertificação, Robson Henrique (Semarh).

Com o conceito “Seja a Raiz da Restauração”, a Semana Estadual do Meio Ambiente 2024 é uma realização do Governo do RN, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema), Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern) e Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn).

 

 

Lenium - Criar site de notícias