Quinta, 10 de Outubro de 2024
22°C 29°C
Macau, RN
Publicidade

Dia Mundial da Água: Solar Coca-Cola reforça compromisso com reposição hídrica

Unindo-se aos esforços do Sistema Coca-Cola, a Solar desenvolve projetos em estados como Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Bahia

30/05/2024 às 18h40
Por: adrovando Fonte: Alice Araujo
Compartilhe:
Solar Coca-Cola se empenha na reposição hídrica em seu território de atuação
Solar Coca-Cola se empenha na reposição hídrica em seu território de atuação

A celebração ao Dia Mundial da Água (dia 22 de março) é um marco que evidencia os desafios hídricos enfrentados em todo o mundo. Tendo em vista esse cenário, como parte do Sistema Coca-Cola, a Solar Coca-Cola, fabricante com atuação em 70% do território nacional (regiões Norte e Nordeste, Mato Grosso e parte de Tocantins e Goiás), reafirma seu compromisso com a reposição hídrica. Localizada em uma área do País onde a insegurança hídrica é um aspecto a ser levado em consideração, a engarrafadora desenvolve em seu território projetos que envolvem ações como acessibilidade à água potável, reflorestamento e monitoramento de manguezais. 

“A Solar Coca-Cola acredita que apoiar iniciativas que reforcem a importância do cuidado com a água, como um recurso vital para a vida no planeta, é fundamental para promover conscientização nas comunidades onde estamos inseridos e em toda a sociedade. Temos um compromisso sério com a reposição hídrica, e sabemos que somente por meio de ações como a proteção de recursos hídricos, a redução do desperdício e a conscientização sobre o consumo responsável da água será possível assegurar a disponibilidade deste recurso para as gerações futuras. Os projetos que apoiamos são uma forma de fazer a diferença na proteção da água e na promoção de um futuro melhor para todos”, explica Arthur Ferraz, head de Relações Externas da Solar Coca-Cola.

Em 2023, a Solar recebeu a certificação Alliance for Water Stewardship (AWS), que reconhece o compromisso da empresa com a gestão responsável da água em suas operações em fábricas de Natal (Rio Grande do Norte) e Belém (Pará). Em carta de compromisso firmada com a AWS, a engarrafadora reforçou o comprometimento com aspectos como boa governança da água, equilíbrio hídrico sustentável, qualidade adequada e acesso universal à água potável, saneamento e higiene. 

Educação e acesso à água

Entendendo que promover o acesso à água potável é um pilar fundamental para contribuir para a segurança hídrica, a Solar é parceira do programa “Água+Acesso”, que atende comunidades em áreas rurais e de baixa renda. O projeto une parceiros como a Fundação Avina, a WaterAid, o Instituto Coca-Cola Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e foi premiado em 2023 na COP28, em Dubai, na categoria "Acesso à Água e Saneamento".

O Água+Acesso oferece soluções inovadoras e adaptadas às necessidades de cada comunidade, como: implementação de cisternas para captação e armazenamento de água da chuva; construção de poços artesianos e sistemas de dessalinização; implantação de sistemas de tratamento de água; promoção de ações de educação ambiental e conscientização sobre o uso racional da água, além de contribuir para a geração de renda e o desenvolvimento local, por meio da capacitação de comunidades para a gestão dos sistemas de água, promovendo ainda a agricultura familiar e atividades econômicas sustentáveis.

Mantendo sua contribuição para a garantia do acesso à água potável no Semiárido nordestino, a Solar também é parceira do projeto “Águas para Educar”, que impacta positivamente escolas rurais de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Em parceria com a Cáritas Brasileira Nordeste 2, Coca-Cola Brasil, Solar Coca-Cola e BNDES, o programa construiu cisternas em 15 escolas, beneficiando mais de 4 mil alunos e 300 membros da comunidade escolar.

Conservação da natureza e preservação da água

A proteção dos recursos naturais, o desenvolvimento sustentável e a conservação da natureza e da biodiversidade são uma rede de ações que se retroalimentam contribuindo para a saúde do planeta como um todo. Dentro deste ciclo, os cuidados com o meio ambiente desempenham um papel crucial na preservação dos recursos hídricos. Para colaborar com esse movimento, a Solar também se empenha em desenvolver parcerias com projetos que promovem o reflorestamento e a proteção de bacias hidrográficas.

Por meio de parceria com Associação Caatinga e recursos da The Coca-Cola Foundation, a engarrafadora realiza o Projeto Recuperação Ambiental da Fazenda Raposa, localizada em Maracanaú, no Ceará. A iniciativa, que protege 136 hectares e contribui para a recarga hídrica de cerca de 688 milhões de litros de água por ano na Bacia Hidrográfica que abastece a região, tem como objetivo proteger e recuperar o local, caracterizado como Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE).

Outra iniciativa no Nordeste que une a Solar, o Instituto Biota e a Coca-Cola Brasil, o Projeto Mangue Vivo tem como mote proteger os manguezais da bacia hidrográfica do Rio Pratagy, um verdadeiro berçário de vida marinha e terrestre. O programa monitora 364 hectares de manguezais em 14 áreas selecionadas nos municípios de Barra de Santo Antônio, Paripueira e Maceió (Alagoas). Essa ação conjunta transforma os envolvidos em guardiões desse ecossistema vital, combatendo o desmatamento e garantindo a preservação da rica biodiversidade da Mata Atlântica. Além da proteção ambiental, o Mangue Vivo auxilia as autoridades no combate ao desmatamento ilegal na região. 

Ações no Dia Mundial da Água

Em celebração ao Dia Mundial da Água, a Solar Coca-Cola está realizando também uma série de atividades de educação ambiental em escolas de 12 cidades da região Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, com o apoio do Instituto Limpa Brasil. Estas iniciativas incluem palestras sobre educação climática e mutirões de limpeza nos arredores das escolas, com o intuito de promover a conscientização e o engajamento em prol do meio ambiente nas comunidades no qual a engarrafadora está inserida.

Receberão as iniciativas: Maceió (Alagoas), Manaus (Amazonas), Vitória da Conquista (Bahia), Simões Filho (Bahia), Maracanaú (Ceará), São Luís (Maranhão), Várzea Grande (Mato Grosso), Belém (Pará), Benevides (Pará), Cabo de Santo Agostinho (Pernambuco), Porto Velho (Rondônia) e Macaíba (Rio Grande do Norte). 

Metas globais da Coca-Cola

Tendo a água como principal insumo de suas bebidas e tema prioritário para a sustentabilidade do negócio, além de estar aliada ao propósito de Refrescar o Mundo e Fazer a Diferença, a Coca-Cola Company atua desde 2007 com compromissos globais ligados à agenda de sustentabilidade, entre eles as metas de, até 2030, proteger e conservar 60 bacias hidrográficas em regiões onde atua, além da reposição anual de 100% da água usada na produção das suas bebidas. Com essa última meta alcançada globalmente desde 2020, a Companhia ampliou seu compromisso e estabeleceu novos objetivos regionais: que a reposição hídrica avance e aconteça de forma cada vez mais local, atuando nas bacias hidrográficas que abastecem as fábricas, até 2030.

“Como Companhia, estamos comprometidos em disseminar as melhores práticas de segurança e resiliência hídrica, impulsionando Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e ajudando a minimizar o estresse hídrico no mundo. Sabemos que é uma jornada contínua, por isso, seguimos atuando e buscando aliados para cada vez mais fazer a diferença nas comunidades”, ressalta Rodrigo Brito, diretor de sustentabilidade da Coca-Cola Brasil e Cone Sul.

SOBRE O SISTEMA COCA-COLA BRASIL   

O Sistema Coca-Cola Brasil atua em cinco grupos de bebidas — colas, sabores, hidratação, nutrição e emergentes — com uma linha de mais de 100 produtos, entre sabores regulares e versões sem açúcar ou de baixa caloria. Composto por sete grupos de fabricantes franqueados, o Instituto Coca-Cola Brasil, além das marcas Verde Campo e a Leão Alimentos e Bebidas. O Sistema emprega diretamente mais de 57 mil funcionários. A empresa aposta em inovação para ampliar seu portfólio e atingir o objetivo de destinar corretamente o equivalente a 100% de suas embalagens até 2030. A Coca-Cola Brasil trabalha para oferecer, cada vez mais, opções com menos açúcar adicionado e no incentivo a iniciativas que melhorem o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde atua.   

SOBRE A THE COCA-COLA COMPANY                 

A The Coca-Cola Company (NYSE: KO) é uma empresa de bebidas completa com produtos vendidos em mais de 200 países e territórios. O propósito da nossa empresa é refrescar o mundo e fazer a diferença. Vendemos várias marcas avaliadas em bilhões de dólares, em várias categorias de bebidas em todo o mundo. Nosso portfólio de marcas de refrigerantes com gás inclui Coca-Cola, Sprite e Fanta. Nossas marcas de hidratação, esportes, café e chá incluem Dasani, smartwater, vitaminwater, Topo Chico, BODYARMOR, Powerade, Costa, Georgia, Gold Peak e Ayataka. Nossas marcas de bebidas de nutrição, sucos, lácteas e à base de plantas incluem Minute Maid, Simply, inocente, Del Valle, fairlife e AdeS. Estamos constantemente transformando nosso portfólio, desde a redução do açúcar em nossas bebidas até o lançamento de novos produtos inovadores no mercado. Buscamos impactar positivamente a vida das pessoas, comunidades e o planeta por meio da reposição de água, reciclagem de embalagens, práticas de fornecimento sustentável e reduções de emissões de carbono em toda a nossa cadeia de valor. Juntamente com nossos parceiros de envasamento, empregamos mais de 700 mil pessoas, ajudando a trazer oportunidades econômicas para comunidades locais em todo o mundo.  

SOBRE A SOLAR COCA-COLA – Entre os 15 maiores fabricantes do mundo e com atuação em 70% do território brasileiro, a Solar Coca-Cola faz parte do Sistema Coca-Cola no Brasil e conta atualmente com 13 fábricas e atua, operando na totalidade das regiões Norte, Nordeste, Estado do Mato Grosso e parte de Goiás e Tocantins. Destaque no cenário nacional como uma das maiores empresas de bens de consumo do país, a companhia conta com mais de 17 mil colaboradores(as) e é responsável pela produção e distribuição de mais de 350 produtos do portfólio da Coca-Cola e de parceiros para cerca de 400 mil pontos de venda (PDVs). Com faturamento anual de cerca de R$ 9 bilhões, a companhia alcança 25 milhões de lares em todo país. 

Lenium - Criar site de notícias