Terça, 10 de Dezembro de 2024
24°C 29°C
Macau, RN
Publicidade

DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela empresa. A previsão é de que o serviço seja finalizado em 5 meses.

30/05/2024 às 19h14
Por: adrovando Fonte: Lyne Christina Pereira
Compartilhe:
DTA Engenharia assina contrato para restauração da praia de Ponta Negra

A DTA Engenharia está pronta para transformar mais uma praia do litoral brasileiro. A empresa integra o consórcio DTA-AJM, que será responsável pela execução das obras de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da Praia de Ponta Negra, no Rio Grande do Norte, uma das mais conhecidas e frequentadas pelos visitantes de Natal. A expectativa é de que após as obras, a faixa de areia fique com até 100 metros de largura na maré baixa e 50 metros na maré cheia. O alargamento será feito ao longo de quatro quilômetros com a utilização de 1,1 milhão de metros cúbicos de areia retirados de um banco de areia no mar. O prazo estimado para esta intervenção é de cinco meses, depois da emissão da ordem de serviço.

O serviço também inclui a complementação do calçadão da orla, interligando-o ao calçadão da via costeira. O investimento total é de aproximadamente R$73 milhões. As ações da DTA envolvem ainda a execução do projeto executivo das duas fases, a ser apresentado ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A mobilização das estruturas auxiliares (tubulação e canteiro de obras) deve acontecer já nos próximos dias.

A obra do calçadão deverá ter duração de quatro meses. O objetivo é viabilizar a acessibilidade em toda a extensão da orla de Ponta Negra. Para isso, a DTA propõe o emprego de blocos intertravados de concreto, no trecho compreendido entre a Rua Manoel Soares Medeiros e o Hotel Aram Natal Mar, com interligação à Rua Coronel Inácio Vale, nas proximidades do Posto de Fiscalização do CPRE – Via Costeira. 

Nesse contexto, está prevista a implementação de um pátio de estacionamento para ônibus. “Considerando o desnível entre a cota na qual o calçadão será implantado e a linha costeira, será necessária a realização de uma contenção marítima por meio da aplicação de blocos pré moldados de concreto, seguindo o mesmo padrão utilizado em trechos já existentes ao longo da mesma orla”, apontou o engenheiro Gabriel Dias, gerente comercial da DTA.

Adicionalmente, ao longo do calçadão, explicou Dias, serão construídas contenções em alvenaria de pedra e/ou estacas escavadas para adequação ao terreno. O projeto abrange também a incorporação de serviços de iluminação pública e paisagismo, complementando as melhorias planejadas para a área.

“Essa é a quinta obra consecutiva de recuperação de praias conquistada pela DTA, que comprova a sua liderança e desempenho, gerando emprego, distribuindo renda e fortalecendo a economia regional nas cidades brasileiras onde atua. Um país forte precisa ter empresas dedicadas, independentes e compromissadas com o seu país para que as suas divisas gerem desenvolvimento ao Brasil”, destacou o presidente da DTA, o engenheiro João Acácio Gomes de Oliveira Neto.

Histórico

A DTA é hoje responsável por ter executado mais de 4 milhões de metros cúbicos de aterro hidráulico, apenas em obras de recuperação de praias. Esse tipo de serviço é capaz de garantir o desenvolvimento regional, sobretudo com o incremento do turismo, a valorização imobiliária e a proteção das estruturas costeiras.

Entre as praias que contaram com a expertise da DTA estão a Praia de Jurerê, Balneário Camboriú, Canasvieiras e Ingleses, em Santa Catarina, além da Curva da Jurema e Camburi, no Espírito Santo. Recentemente, a empresa venceu a licitação para elaboração dos projetos básico e executivo de engenharia, além da execução das obras de contenção da erosão e restauração da Praia Central de Piúma, um marco crucial na preservação e revitalização deste importante patrimônio natural da região.

Sobre a DTA

A DTA é o único grupo 100% brasileiro a atuar no segmento de dragagem portuária pesada no Brasil, liderado mundialmente por empresas européias. A empresa se destaca por ter desenvolvido um modelo de negócio inovador, que lhe permite performar e ser líder do setor, com preços e prazos reduzidos, e qualidade técnica inquestionável. Ela é responsável pelo desenvolvimento de projetos complexos nas mais diversas áreas onde atua,sempre em busca da melhor solução de implantação sob aspectos técnicos, econômicos e ambientais.

Lenium - Criar site de notícias