Terça, 23 de Julho de 2024
22°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Pioneiros no Nordeste, estudantes da Maple Bear Natal apresentam jogos com soluções para problemas de acesso à água potável e saneamento básico

Cerca de 80 alunos, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, divididos em grupos, apresentaram as mais diversas soluções para as dificuldades enfrentadas no acesso à água potável e no sistema de saneamento básico.

25/06/2024 às 10h47
Por: adrovando Fonte: Ska Comunicação
Compartilhe:
Pioneiros no Nordeste, estudantes da Maple Bear Natal apresentam jogos com soluções para problemas de acesso à água potável e saneamento básico

Desenvolver uma solução inovadora para garantir o acesso à água potável e saneamento para todos em uma comunidade. Foi partindo desse desafio que os estudantes da Maple Bear Natal apresentaram jogos desenvolvidos em computador com soluções para esse problema social, na quinta edição do Hackaton Educacional. A escola, que comemora 15 anos em 2024, é pioneira nesta atividade entre as escolas de todo o Nordeste.

Cerca de 80 alunos, do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, divididos em grupos, apresentaram as mais diversas soluções para as dificuldades enfrentadas no acesso à água potável e no sistema de saneamento básico. Cecília Cascudo foi uma delas. Ela participa do Hackaton há quatro anos. Nesta edição, ela e seu grupo usaram como inspiração o projeto Aqualuz, que foi desenvolvido no interior da Bahia e usa a energia solar para mover um aparelho que purifica a água.

“As criadoras desse projeto são mulheres. Isso já empodera a mulher no mercado de trabalho. E também ambas são nordestinas, trazendo uma realidade muito próxima da nossa. O nosso jogo acaba sendo uma maneira de divulgação desse projeto, que é tão importante e pouco conhecido. A gente espera que o Hackaton seja uma maneira de visibilidade para esse projeto”, disse.

“Durante todo o processo, que dura cinco dias, eles estão desenvolvendo a criatividade, habilidades socioemocionais, liderança e também a questão do empreendedorismo. Esse é o objetivo final. A gente quer entregar para o mundo pessoas cada vez melhores. Pessoas que olhem para o mundo pensando no desenvolvimento sustentável da sociedade”, declarou a diretora pedagógica da Maple Bear Natal, Mona Lisa Dantas.

Ao final de cada apresentação, os estudantes receberam um certificado pela participação. Os melhores trabalhos foram premiados. O evento ainda contou com uma intervenção cultural da Companhia Independente de Xaxado de Parnamirim.

 

Lenium - Criar site de notícias