Terça, 23 de Julho de 2024
22°C 30°C
Macau, RN
Publicidade

Bicheiras em bovinos desafia a saúde animal e as finanças da fazenda

Ao proteger os animais das bicheiras, os pecuaristas preservam a qualidade e a valorização dos bovinos

25/06/2024 às 18h16
Por: adrovando Fonte: Graziele Oliveira
Compartilhe:
Bicheiras em bovinos desafia a saúde animal e as finanças da fazenda

As bicheiras, ou miíases cutâneas, causam sérios impactos à saúde dos bovinos e comprometem a rentabilidade das fazendas pecuárias. No Brasil, as perdas em decorrência da doença chegam a R$ 500 milhões anualmente, conforme dados da Embrapa. "Essas infestações comprometem o bem-estar dos animais e resultam em custos com o tratamento e perdas na produtividade", explica o médico-veterinário Thales Vechiato, gerente de produtos para grandes animais da Pearson Saúde Animal.

Os bovinos são suscetíveis às bicheiras, causadas pela mosca Cochliomyia hominivorax. "Os sintomas incluem lesões na pele, secreções purulentas, febre e perda de apetite. Em casos graves, as infestações podem evoluir rapidamente para complicações sérias, como septicemia, e pode mesmo provocar a morte do animal", informa o médico-veterinário.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aproximadamente 30% das perdas econômicas diretas na pecuária brasileira são atribuídas a problemas sanitários, como as bicheiras.

Para diminuir os danos causados por bicheiras, produtos como Bertac, da Pearson Saúde Animal, desempenham importante papel. "Bertac é um larvicida e antisséptico feito para tratar bicheiras em bovinos e equinos, tanto superficiais quanto profundas. Ele elimina as larvas responsáveis pelas infestações e previne novos casos, protegendo os animais de futuros problemas de saúde", explica Thales Vechiato.

"Utilizar soluções eficazes aceleram o tratamento e reduzem os custos associados ao manejo das bicheiras, até de garantir a saúde e o bem-estar dos animais. Ao proteger os animais contra as bicheiras, os pecuaristas também preservam a qualidade e a valorização dos bovinos", finaliza o médico-veterinário.

Sobre a Pearson

A Pearson Saúde Animal, que pertencente ao Grupo Eurofarma, tem mais de um século de experiência, adota o conceito de saúde única, que reforça a visão de saúde animal e a humana como codependentes. A empresa oferece um rico portfólio que inclui a pioneira Creolina, referência em desinfecção de ambientes e no controle de epidemias de saúde pública. Além do mais, a Pearson expandiu suas atividades para o mercado de animais de companhia em 2022, com a aquisição de licenças do laboratório Labgard, e inaugurou o Laboratório Gama em Itapevi (SP), considerado passo fundamental para se colocar entre as 10 maiores empresas do ramo de saúde animal. Para mais informações, visite o site https://pearsonsaudeanimal.com/.

 

Lenium - Criar site de notícias