A inovação é crucial para a sustentabilidade e crescimento das grandes empresas no mercado atual. Porém, a inovação exige recursos, e muitas empresas têm buscado diversas fontes para o financiamento de seus projetos.
A Finep (Inovação e Pesquisa) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES) estão entre as instituições mais procuradas pelas grandes empresas brasileiras do mercado quando almejam a inovação em áreas como produto, processos, modelo organizacional, tecnologia, logística, etc.
Além destas, também existem leis de incentivo fiscal como é o caso da Lei do Bem (nº 11.196/05), que favorece organizações que se dedicam à pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica.
Grandes empresas brasileiras que fizeram a captação de recursos para inovação e impulsionaram seu crescimentoÀ frente da
T4 Consultoria, auxiliando empresas de grande porte na reestruturação financeira e na captação de recursos para inovação, Marcelo Viana fala sobre grandes empresas que, através de financiamentos, conseguiram expandir no mercado.
Dentre as empresas mais inovadoras do Brasil, destacam-se:
- ArcelorMittal (setor de produção de aço);
- Copersucar (cooperativa brasileira de açúcar e etanol);
- Intel (empresa de tecnologia);
- Nortel (distribuidor de elétrica, ferramentas, EPIs e MRO);
- Embraer (empresa aeroespacial);
- WEG (empresa global de equipamentos eletroeletrônicos);
- Natura (setor de cosméticos e produtos de higiene beleza);
- Marfrig (empresa do setor de alimentos);
Entre outras.
Natura
Quando se trata de inovação sustentável, a Natura é um dos principais destaques. Para desenvolver a linha de produtos ecológicos, Ekos, a partir de ingredientes da biodiversidade amazônica, a Natura utilizou linhas de crédito do BNDES e parcerias com fundos internacionais.
Empresas que também têm interesse em inovação sustentável podem aproveitar linhas de crédito especiais, como é o caso do BNDES Finem, destinado a projetos de alto impacto.
Embraer
A Embraer captou recursos junto a Finep (Pesquisa e Inovação) e ao BNDES para desenvolver novas aeronaves, como é o caso, por exemplo, da série E2.
Para a área da tecnologia, existem programas específicos como é o caso do Inovacred da Finep, voltada a grandes empresas que desejam inovar em setores tecnológicos.
WEG
Já a WEG é referência em inovação de tecnologia elétrica, principalmente quando o assunto é eficiência energética. A empresa captou recursos para inovação por meio de incentivos fiscais, como é o caso da Lei do Bem e também com a Finep.
Muitas empresas na captação de recursos para inovação podem se beneficiar da Lei do Bem, principalmente a fim de reduzir custos de P&D.
Marfrig
A Marfrig também investe muito em inovação em produção sustentável e teve o apoio do BNDES para conseguir expandir sua linha de produtos sustentáveis e investir em proteínas alternativas.
E além destas, muitas outras empresas conseguem ir mais longe por meio da captação de recursos para inovação, embora enfrentem um problema comum: dificuldades desde a escolha das linhas de financiamento até a estruturação do projeto de inovação.
Captando recursos com o BNDES e Finep na prática
Dentre os passos essenciais para que as maiores empresas brasileiras possam acessar as linhas de crédito com essas grandes instituições, estão:
- Identifique o programa adequado à empresa – tanto o BNDES quanto a Finep possuem linhas específicas que atendem diversos segmentos de negócios e setores da economia;
- Estruture um projeto claro e detalhado – que apresenta o objetivo do projeto, o impacto no mercado e os benefícios esperados;
- Tenha apoio especializado – conte com profissionais especialistas que entendam sobre os principais requisitos de cada instituição e que possam preparar a empresa para conseguir o financiamento.
Vale ressaltar que:
A inovação é a principal porta que leva ao crescimento empresarial sustentável.
Se destacar em um mercado altamente competitivo só é possível por meio da inovação e as empresas que entendem isso já estão à frente da concorrência.
Observar a trajetória de grandes empresas brasileiras e ter o apoio de especialistas pode ser crucial para acelerar o crescimento do negócio rumo à inovação e longevidade no mercado.
Marcelo Viana, fundador da T4 Consultoria, com ampla experiência em cargos executivos em grandes empresas brasileiras. É uma das principais referências quando o tema é Gestão Familiar.