No mês de novembro os especialistas do Hospital Moinhos de Vento listam algumas recomendações que colaboram para a manutenção da qualidade de vida dos homens e aumento da longevidade, prevenindo o câncer de próstata ou evitando as formas mais graves da doença. São elas:
-Tratar a obesidade e manter o peso corporal adequado à altura;
-Ter uma alimentação saudável e balanceada, rica em alimentos naturais e minimamente processados, como verduras, legumes, frutas, grãos e cereais integrais, com menos gordura, especialmente de origem animal;
- Evitar consumir bebidas alcoólicas;
- Evitar fumar;
-Seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde para sair do sedentarismo, dedicando semanalmente 150 minutos para atividade física, equivalentes a duas horas e meia de exercícios de intensidade moderada;
-Realizar avaliações médicas periódicas: os homens em geral precisam passar em consulta de rotina e exames preventivos a partir dos 50 anos. Já aqueles que têm histórico familiar de cânceres de próstata ou de mama, precisam iniciar os cuidados aos 45 anos. Pacientes negros também precisam estar atentos a essas condições hereditárias, pois são mais suscetíveis ao desenvolvimento de câncer de próstata. Consultas preventivas ajudam a diagnosticar câncer de próstata localizado somente no órgão, trazendo mais chances de remissão e cura;
- Fazer avaliações genéticas ajuda a personalizar estratégias para rastreamento do câncer. Toda neoplasia identificada precocemente tem maior chance de cura e rápida recuperação para o paciente.
O que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. A função da próstata é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. Esse é o tipo de câncer mais frequente entre os homens, seguido do câncer de pele.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam 71 mil novos casos de câncer de próstata em 2024. A mortalidade brasileira por essa enfermidade ainda é alta: cerca de 15 mil homens morrem todos os anos em decorrência dela.
“Ao notar sinais como dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária - especialmente à noite-, fluxo urinário fraco ou interrompido e sensação de que a bexiga não esvazia completamente, procure atendimento médico. Sangue na urina ou no sêmen, além de dor pélvica ou óssea, também são alarmantes e podem representar um estágio avançado do câncer, que necessita de exames específicos, como o de toque retal e coleta de PSA pelo sangue, além da avaliação clínica do especialista”, explica o chefe do serviço de Urologia do Hospital Moinhos de Vento, Eduardo Carvalhal.
Para o urologista e coordenador do Núcleo de Cirurgia Robótica Urológica do Hospital Moinhos de Vento, Andre Berger, o diagnóstico precoce é primordial para um desfecho satisfatório. “Em 90% dos casos o câncer identificado primariamente tem alta probabilidade de cura. Por isso, os check-ups anuais são essenciais para conter a doença e proporcionar qualidade de vida ao paciente”, pontua Berger.
Sobre o Hospital Moinhos de Vento
Com o propósito de cuidar das pessoas, integrando assistência, pesquisa e educação, o Hospital Moinhos de Vento, fundado em 1927, foi o segundo hospital do país acreditado pela Joint Commission International (JCI), sendo reacreditado pela oitava vez consecutiva em 2023. Possui um dos parques robóticos multiplataforma mais diversificados da América Latina. É referência nacional em práticas sustentáveis no setor hospitalar, sendo a primeira instituição do Brasil a construir, em seu complexo, uma Central de Transformação de Resíduos. É um dos seis de referência do Brasil segundo o Ministério da Saúde e o único fora do eixo-SP a integrar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS). Melhor hospital da Região Sul e quarto melhor hospital do País, de acordo com a revista Newsweek, melhor empresa do País no segmento Saúde no Anuário Época Negócios, e quarto melhor da América Latina no Top Ranking Latam e a revista América Economía.
Mín. 25° Máx. 30°